quarta-feira, 28 de abril de 2010

O DIA DA LIBERDADE.


Photo by Vitor Martins


A minha intervenção nas comemorações do 25 de Abril no CCAA.

Bom dia;
As  minhas saudações, para:

 O Sr. Presidente da Assembleia Municipal;
 O Sr. Presidente da Câmara Municipal;
 Os Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia;
 Os Srs. Vereadores e as Sras. Vereadoras;
 Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas Municipais;
 Outros Autarcas;
 Entidades Civis e Militares;
 Senhoras e Senhores Munícipes.

Sempre que o meu partido – o PSD, me solicita a sua representação, nesta cerimónia evocativa, faço-o com redobrada emoção e grande noção do dever.
A data que comemoramos, é uma ocasião única, para marcarmos a evolução do nosso destino democrático e, é a grande celebração da LIBERDADE.
É um momento para ganharmos força e esperança num futuro melhor, nunca perdendo de vista o nosso ideário democrático.
O tempo que vivemos não é fácil, nem se explica numa ocasião como esta, mas carece de algumas observações e interrogações:
 - A nível internacional, porque mais do que nunca, temos que definir e defender o nosso papel no seio da União Europeia e do Sistema Monetário Europeu – com todos os sacrifícios que isso comporta e não esquecendo que a alternativa, pode ser qualquer coisa de dramático e fatal para a nossa nação.
- A nível nacional, porque temos que mostrar, que para além do que nos dá o executivo, existem alternativas que são uma esperança e muitas saídas para o comum do cidadão, que podem melhorar – sensivelmente, a nossa vivência democrática e a nossa vida em geral.
Hoje, há alternativas ao governo que temos.
- A nível regional, renovo a esperança de vislumbrarmos o avanço e a concretização da regionalização – com a possibilidade dos algarvios decidirem os seus destinos e a sua organização territorial - sem a malha centralizadora de uma Lisboa, que tantas vezes nos asfixia e nos limita nas nossas aspirações.
- A nível local, saúdo o executivo municipal na pessoa do seu Presidente – Luís Gomes, matizando a sua acção extraordinária nos vários sectores onde intervêm:
Acção e Serviço Social – pela maneira como vai resolvendo e tratando os munícipes – pese embora a crise.
Saneamentos Básico – solucionam-se problemas actuais e antigos - não com meros paliativos mas sim de uma forma definitiva.
Desporto e Cultura – Organizações como o Mundialito, o Torneio do Guadiana, o Festival do Teatro e o apoio a todas as associações e clubes desportivos, recreativos e culturais - são prova concreta da acção desenvolvida. A população é fortemente envolvida nestes projectos.
Infra-estruturas – área para a qual basta sair para o terreno e verificar o que tínhamos e o que temos.
Apoio a Jovens Quadros – aspecto importante e fundamental para dar uma resposta aos anseios dos mais novos, sendo que muitos começam a encontrar alternativas locais para organizar as suas vidas.
Investimentos – vão sendo criadas condições que permitem atrair investidores e obter consequente criação de postos de trabalho e de riqueza.
Freguesias – há desenvolvimento e o tratamento é igual para todos os lugares do nosso concelho. Não há freguesias de categoria diferente - todas são iguais.
Animação – VRSA passou de uma terra que era triste, para a alegria de terra que hoje temos.
E temos tudo isto - com a crise que vivemos…
Mas e como que seria a nossa terra, noutro cenário mais favorável…?
Deixo a interrogação, mas tenho a profunda convicção de que seria bem melhor.
O dia é de celebração, de evocação e de saudação, para todos os que tornaram possível a democracia em Portugal e devemos mostrar-lhes todo o nosso apreço e admiração.
Devo no entanto - dizer, que o dia 25 de Abril é dos portugueses e dos democratas e não… de um só lado.
Atrevo-me a terminar em pretenso verso:

A liberdade é uma dama
Dama que merece a minha admiração
Admiração e respeito
Respeito que tenho pelo meu país
País que admiro e venero

25 De Abril Sempre
Sempre com respeito
Respeito pela diferença
Diferença que nos dá a democracia

Viva O 25 de Abril
Viva Portugal
Viva VRSA

Muito obrigado.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Um exemplo muito "bonito"... é pela cultura - talvez !!!!!

in blog 100 reféns, de Tiago Mesquita
9:01 Quinta-feira, 22 de Abril de 2010


in photos sapo.pt





título: Deixem a Sra. Deputada ir regar as plantas em paz



"De Paris com amor" podia ser o título do filme protagonizado pela deputada socialista Inês de Medeiros. Co-Realizado pela própria e por Jaime Gama com a preciosa colaboração de José Lello. Rodado no hemiciclo e pago pelos portugueses.
Quando pensávamos que era impossível o parlamento surpreender eis que chega a decisão: A deputada Inês de Medeiros vai mesmo poder ir para fora semanalmente à custa dos que estão cá dentro.
1 - Eu acho muito bem que sejam pagas as viagens à Sra. Deputada eleita por Lisboa, residente em Paris e provavelmente com um espírito universal. Para este último parece que ainda não estão previstas ajudas de custo. Uma pena. Há que rever isto. Os deputados sempre podem alegar que o espírito tem residência no Tibete e que precisa de lá ir de quinze em quinze dias para uma aula de relaxamento.
2 - Para que amanhã ou depois não apareça por aí um deputado eleito por Santarém mas residente em Pequim, o Presidente da AR Jaime Gama fez questão de deixar claro que esta decisão não irá ser "vinculativa para o futuro". Ou seja, o Sr. Deputado de Setúbal o mais perto que irá estar de Pequim será a olhar para um bocadito de pato num qualquer restaurante chinês de Lisboa. Mas claro pode sempre pedir factura e alegar que estava com saudades da família. O Parlamento é um sentimentalão e o mais provável é pagar a despesa.
3 - Convinha alguém lembrar que o "exercício de funções" da senhora deputada Inês de Medeiros é referente às funções que exerce em Portugal e não aos passeios de fim-de-semana em Paris. Estranho é ver uma deputada pretender que os contribuintes que a elegeram pelo círculo de Lisboa, bem como todos os outros, paguem estas deslocações. Paris não é bem a avenida de França na Cedofeita, não é uma ilha portuguesa do Atlântico e certamente não foram os habitantes do bairro Saint Germain que a elegeram. É estranho o parlamento aceder a esta pretensão. Mais estranho é o CDS-PP abster-se na votação (algum telhado da arrecadação de vidro).
4 - Quem pretende ser deputado em Portugal mas continuar a residir em Paris ou em qualquer outra parte do globo por opção, o mínimo que se lhe deveria exigir é que tenha o decoro de não pedir aos contribuintes que lhe paguem este luxo.
Chamem-lhe vazio da lei, chamem-lhe o que quiserem para justificar mais esta despesa. Vai ser sempre uma vergonha.

domingo, 18 de abril de 2010

Este Abril de águas mil do ano de 2010

photo by António Cabrita~



Este Abril de águas mil
Mil vontades, muitas águas
Águas que nos cansam
Cansam e não animam



Agora temos cinzas
Cinzas que sujam o céu
Céu do nosso imaginário
Imaginário que é meu



Os zézinhos centralizadores
Centralizadores da capital
Capital que me irrita
Irrita e que desprezo



Já não leio o expresso
Expresso e nem a visão
Visão que lhes falta
Falta conhecerem outras realidades


O nosso país está nas mãos
Mãos de baldinhos de caca
Caca fina e grossa
Grossa e que engrossa suas cabeças de burros




António Cabrita

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Lusitano já tem 94 anos

Porque não é para qualquer um, o nosso Lusitano está de parabéns

photo by Gonçalo Viana

E viva o Lusitano, que é o maior.


Bom fim de Semana e pode ser que seja o ultimo arranque para chegarmos à 3ª divisão.

sábado, 10 de abril de 2010

Observando a realidade e a actualidade

Muito bem o meu PSD, a unidade faz bem e pode ser que esteja encontrada a forma, de sermos uma alternativa de poder. O Congresso - mais um, decorre este fim-de-semana e estou expectante...

Clara Ferreira Alves, Miguel Sousa Tavares, dois valentes baldinhos de caca, duas porcarias pestilentas, ignóbeis que passam a vida a destilar veneno e que na prática - até hoje, nada de concreto fizeram pelo nosso país - falar e escrever é fácil, gostava era de os ver fazer...

O meu Lusitano - já me está a deixar tão calmo, que cada vez que os vejo, tenho é vontade de “dormir”, mas eu nunca perco a esperança. Tanto mais que a fonte não esgota, atente-se nos resultados do Mundialito e em particular na vitória do Infantis no Torneio de Consolação, onde deixaram para trás equipas como: a Juventus de Itália, União do Brasil e o Nacional da Madeira, entre outras. As Escolas foram a equipa que melhores resultados obteve, no conjunto das algarvias.

photo by Gonçalo Viana

A nossa autarquia, com muito esforço - graças a Deus, lá vai levando a água ao seu moinho...e os tempos não estão para brincadeiras, mas o executivo continua determinado, firme e hirto...palmas e força amigos...

Vou voltar com o Xápa 3, em conjunto com o Luis Camarada e o Fernando Reis, o primeiro visitante será o amigo João Gomes...

Há dias participei, em nome da Confraria do Atum, no Capítulo da Confraria do Queijo da Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, tendo decorrido em paralelo o Festival do Queijo da Serra da Estrela. Como é óbvio, levei várias amostras de iguarias do atum, foi um sucesso - a quantidade de gente que solicitou informação sobre a forma de adquirir os produtos, foi algo que muito me surpreendeu positivamente e que demonstra o quão importante é a Confraria para a dinamização e desenvolvimento de todos os produtos relacionados com o atum e com a nossa terra.

photo by Luis del Valle



photos by Pedro Couceiro

E por aqui me fico, bom fim de semana.