quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ao meu amigo Hélio



Acabo de saber, de uma notícia, que para mim foi um autêntico sopapo no estômago.
Morreu o Hélio.

Pese embora conhecê-lo desde os meus tempos de miúdo, só nos últimos 12 anos é que tive com ele uma convivência - que posso mesmo classificar de amizade.

Lembro-me de uma vez ter assistido em Alcoutim (ainda não me conhecia), a uma cena que marca bem o seu carácter. Estava o Hélio a preparar-se para uma actuação, do Grupo de Cantares Tradicionais, numa "Subida e descida do Guadiana", quando um jovem velejador lhe perguntou:
- "Atão só há gajas p'a cantá ?"
Ao que ele lhe respondeu:
"Olha lá merda e eu tenho saias".
Resposta pronta e sempre com graça.

As vicissitudes da vida levaram a este trágico acontecimento...

Amigo lá onde estejas
Realiza todos os teus projectos
Abraça todas as tuas ideias
Manda à merda todos os "porqueras" desta vida

Vou sentir falta das tuas visitas
Para o nosso café
Para falarmos de tudo o que falávamos
Para ouvir muitas das tuas experiências

Até sempre
Os bons nunca morrem
Estão noutro plano
Noutro estado

Acabou... por agora e a vida continua.

in edição on line Jornal Record



Perdemos, mas não fomos nenhuns coitadinhos - tivemos dignidade e lutámos até ao fim.

O futebol é como a vida, isto continua, é preciso levantar a cabeça, sem dramas e pensar que há outras coisas importantes para tratar e resolver.

MAS QUE VIVA PORTUGAL... SEMPRE.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Hoje somos todos PORTUGAL - com toda a força do UNIVERSO.

Nuestros hermanos, dizem que vão " a por ellos" e eu acho que podem vir, pois " até os comemos ".
Fica a capa - muita sugestiva, do Jornal Record, no dia de hoje.





FORÇA PORTUGAL, É TODA UMA GRANDE NAÇÃO QUE SE ORGULHA DOS SEUS E QUE QUER IR MAIS ALÉM.


Gala Anual do Lusitano Futebol Clube - mais notícias e fotos


No passado dia 27 de Junho – domingo, na Quinta do Sobral – decorreu, com grande êxito, a I Gala Anual do Lusitano Futebol Clube.
O evento teve a presença de mais de 500 pessoas, entre atletas, encarregados de educação, dirigentes, entidades oficiais e outros acompanhantes.
Presenças importantes foram as do Presidente da Câmara Municipal de VRSA – Luis Gomes e do Presidente da Associação de Futebol do Algarve – Alves Caetano, o que marca bem, a importância que o clube tem na região e no concelho.
Foi o encerramento da temporada desportiva e permitiu a toda a família lusitanista conviver de uma forma sã e bem animada.
Nas palavras do presidente da Assembleia Geral do LFC – António Cabrita, o clube é uma instituição desportiva de grande nobreza, com uma fortíssima intervenção social no concelho e na região e disse ainda, que a família lusitanista, dá uma prova muito forte das suas potencialidades e mostra, que os clubes se fazem a partir da base da pirâmide e não pelo vértice.
Já Miguel Vairinhos – Presidente da Direcção, considerou que o ano que termina é de transição e apontou para as iniciativas levadas a bom termo, como seja o Site do Clube e o Jornal, aproveitou para agradecer a todas as famílias o empenho e o esforço em prol do mesmo.
Luis Gomes, Presidente da CM VRSA, enalteceu a instituição e a sua história e revelou que o LFC foi uma peça fundamental, na sua formação como homem. Orgulhou-se da recuperação levada a cabo no campo Francisco Gomes Socorro. Elogiou a juventude do Presidente do Lusitano e confessou-se como sendo mais um lusitanista.
Foram premiados os seguintes atletas e dirigentes:
Melhor colega por escalão
Pré – Escolas - Sandro Rodrigues
Escolas B1 – Bruno Oliveira
Escolas B2 – Dinis Pessanha
Escolas A – Pitchi
Infantis de primeiro ano - Xavier Fernandes
Infantis de segundo ano – Miguel Gouveia
Iniciados – Rui Roque
Juvenis – David Móia
Juniores - Cristiano Pires
Séniores – Júlio Madeira
Melhor jogador por escalão
Pré – Escolas - Gonçalo Vargas
Escolas B1 – Gonçalo Luís
Escolas B2 – Emanuel Serrano
Escolas A – Francisco Rodrigues
Infantis de primeiro ano – Henrique Vicente
Infantis de segundo ano – Adrian Oliveira
Iniciados – Miguel Bandarra
Juvenis – Rafael Soromenho
Juniores – João Pais
Séniores – Afonso Leal
Melhor aluno Fut 7 – Xavier Fernandes atleta do escalão de Infantis (todas as notas de nível 5).
Melhor aluno Fut 11 – Rafael Soromenho, atleta do escalão de Juvenis e que obteve uma média de 17 valores no 11º Ano de Escolaridade.
Jogador Revelação Fut 7 – Jorge Guerreiro (atleta que se desloca de Martinlongo).
Jogador Revelação Fut 11 – Diogo Martins.
Treinador de Fut 7 – Leonel Reis (mais conhecido por Nelinho) – Treinador do Escalão de Escolas B2 e que culminou o seu bom trabalho na época com o título de campeão distrital de Escolas B.
Treinador de Fut 11 – Flávio Oliveira (mais conhecido por Teixeira) que obteve um honroso 4º lugar no Campeonato Nacional de Iniciados - Série F e se sagrou Campeão na Taça Luís Batista, competição organizada pela Associação de Futebol do Algarve para o escalão de Infantis na vertente de Futebol 11.
Dirigente do ano nos escalões de Fut 7 – Catarina Pais (dirigente do escalão de Infantis).
Dirigente do ano nos escalões de Fut 11 – António Rosa (dirigente do escalão de Juniores).
Prémio Valentia - O Prémio Valentia foi atribuído ao Atleta Jorge Gonçalves do escalão de Infantis. É um prémio que tem como principal objectivo, ajudar a ultrapassar uma fase menos positiva, que coincidiu com uma grave lesão deste atleta ao serviço do Lusitano Futebol Clube.
Prémio Dedicação - O prémio Dedicação é atribuído a Henrique Salvador, por todos os anos de empenho e dedicação para com o clube. A direcção pretendeu com este prémio homenagear uma das pessoas que mais contribuiu, contribuí e continuará a contribuir para um Lusitano cada vez maior.
Lusitanito de Bronze – David Móia – Jogador dos Juvenis que também jogou pelos juniores, monitor no escalão de Pré – escolas e com mais de 10 anos de atleta do clube.
Lusitanito de Prata – Rui Roque – Jogador dos Iniciados que realizou uma época a todos os níveis fantástica, foi considerado o melhor colega no seu escalão e é um excelente aluno.
Lusitanito de Ouro – Hélder Bartolomeu – Capitão dos seniores com uma vida dedicada ao Lusitano, como Atleta, patrocinador e colaborador.
A Gala foi encerrada pelo Presidente Miguel Vairinhos, o qual deixou a promessa de continuidade do evento em anos futuros.

Bem hajam todos os que fazem o Lusitano GRANDE.
 
António Cabrita

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Gala Anual do LFC ( a minha intervenção como Presidente da AG )


Encerra hoje, um ano de muita actividade - desta instituição desportiva de grande nobreza, com uma fortíssima intervenção social no concelho e na região - o nosso Lusitano.
Ano de realizações, ano de boas ilusões – umas concretizadas, outras não. Felizmente, foram mais as que se concretizaram, e tenho a certeza, que as outras, no futuro terão bom fim.
A família lusitanista dá hoje – aqui, uma prova muito forte das suas potencialidades e mostra, que os clubes se fazem a partir da base da pirâmide e não pelo vértice.
Julgo que num espaço de tempo normal, poderemos aspirar a algo de grandioso, saibamos ter a paciência suficiente para se concretizar esse desiderato.
As nossas estruturas desportivas e administrativas são consistentes, adequadas, pois temos um valor único e insubstituível, que são todos os nossos atletas – desde a psicomotricidade até aos veteranos, somos sem sombra de dúvidas um clube de praticantes e não de assistentes – o que se prova com o facto de termos equipas em todos os escalões.
Vivemos tempos de crise económica e financeira, a qual não nos passa ao lado, por isso, é tempo de todos colaborarmos, de ajudarmos - sem segundos interesses e, atrevo-me a dizer – desinteressadamente.
Sempre considerei que o clube, para além dos seus corpos sociais e em particular – da sua Direcção, será aquilo que os seus sócios quiserem e dai que é importante que não se peça o impossível e o inalcançável, há que continuar a avançar com os pés bem assentes no chão, sem as aventuras de outros tempos e com objectivos atingíveis e enquadráveis na nossa realidade.
Louvo o esforço, de todos os que acompanham a actividade diariamente e faço-o na figura do nosso Presidente – Miguel Varinhos, para quem peço uma forte salva de palmas.
Faço votos para que o próximo ano nos traga novas conquistas e que nos leve a patamares desportivos superiores – mas repito, sem ansiedades e com muita tranquilidade.
Deixo-vos um poema:

Lusitano de glória
Glória e esforço
Esforço desportivo
Desportivo puro

Vitórias e derrotas
Realidades que se aceitam
Em frente sem batotas
Os puros não se amedrontam

Boa noite minha gente
Acabo a minha intervenção
Já há quem não me aguente
Mas, viva o Lusitano CAMPEÃO.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

E ai está o verão...(este de 2010).



photo by antónio cabrita



Dias quentes de verão
Horas largas de luz
Minutos de ilusão
Segundos rápidos e… catrapus

Vêm as fifis
Vêm as titis
Vêm as cócós
E também as tótós

O tempo que está frio
O tempo que está quente
Quente, mas há vento
E amanhã... té fico doente

A recomendação do jornal
O restaurante da revista
O bar que é vital
A disco da pista

Os popós vistosos
Cus “caganeirosos”
Tesos e muita treta
Vêm chupar da "teta"

Por fim há balanço
Foi este o pior ano
Conversa de tanso
Fechem mas é o pano





António Cabrita

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A propósito de Vila Real de Santo António e Ayamonte


photo by msxavier, in panoramio


Li na última edição do Jornal do Baixo Guadiana, que duas senhoras da CCDR Algarve - perspectivam a criação - no futuro, de uma euro-cidade - Ayamonte/Vila Real de Santo António.

Não questiono a bondade da ideia, direi que até sou adepto da mesma, não tenho dúvidas que tal desiderato nos dará uma centralidade que hoje não temos.

O que questiono e muito, é o facto de estes temas serem abordados e tratados fora dos locais sobre os quais incidem. Sobre as "damas", posso afirmar, que quando as conheci ou ouvi falar delas ainda eram "moças frescas", já andam nisto há décadas... e que resultados ????

Porque não temos em VRSA ou Ayamonte - departamentos, a trabalhar estes temas ????, em alternativa a Faro, Huelva, Sevilha, Lisboa; Madrid.



Bom Dia



terça-feira, 8 de junho de 2010

futebol e brutos, mas que VIVA PORTUGAL

photo in Record - Lx, 08062010, edição on-line

Estou a assistir ao jogo Portugal - Moçambique e confesso que os comentários, que ouço na televisão, me provocam um enjoo bem superior ao ruido insuportável das vouvuzelas...

Será o jogo uma final ???? senão é parece, pois os comentaristas falam de uma forma de Portugal...

O Sr. Nuno "qualquer coisa",  é cá de uma oportunidade...quem o escuta fica com a idéia que o homem sabe mesmo muito de bola... poças!

E o catedrático do "Johnny Doling Manha"... que vedeta.

E vá lá... marcámos, a ver se se calam... será que o objectivo serão estes jogos de preparação, ou os jogos a sério???

E quanto ás vouvuzelas, vou mesmo aderir ao grupo, que pede que as metam no fufu do inventor delas, que dor de cabeça...

FORÇA PUUURTUGAAAR

tertulias

photo by ac


eis senão, que há roda,
em pretensa conversa
encontro um grupo que tá na moda
muitos ou poucos, estou com pressa

parceria como será
grupo de trabalho à mão
vejo muito "moço" - pá
estarão lá... em vão

vertigem de consumo
amor... pois, não é
a forma fica p'ró serão
amor... assim, mesmo é

António Cabrita

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A propósito de despesas e dívidas.



by António Cabrita


Li há tempos que uma senhora deputada do PS, que foi eleita e que deu como morada principal a zona de Lisboa, cobrava as viagens que fazia a Paris. Depois de muita polémica - com muita lamúria à mistura, a mesma veio dizer do muito injustiçado que se sentia e que desistia da cobrança das viagens...
Fiquei a saber, a semana passada que o PS é o maior devedor de entre os partidos portugueses, sendo que o salto foi enorme - no ano corrente, precisamente quando se pede mais austeridade ao povo...
Lembro-me do que foi - em tempos, o consulado do PS, no concelho de VRSA e das questões que levantou do ponto de vista financeiro e económico. Não direi aqui, que houve ilegalidades, mas deixo bem expresso que houve dúvidas e obviamente dívidas... o que até acho natural.
E para terminar estas "lembranças", ouço todos os dias o que se diz e se contradiz por parte do nosso Governo, sobre o que se paga e o que não se paga e por ai fora...

Pois bem, face a todas estas evidências, que "cara" têm os Socialistas de VRSA para insistirem uma e outra vez nas dívidas do Município?

O que eu recomendo é que emendem o objectivo e que se dediquem à busca de verdadeiras alternativas para a nossa terra, porque pelos vistos, de dívidas sabem muito e falam muito, mas pelo que se vê, entendem pouco ou nada ou entendem para o lado deles, o que eventualmente não será o lado da maioria das pessoas.

Uma boa semana



quinta-feira, 3 de junho de 2010

A alegria do alegre poeta e a valente estupidez do parvo santanete



Já noutra ocasião, me referi a duas figuras, que com frequência marcam a pauta da nossa vida política:
- Manuel Alegre e Santana Lopes.
Ambos têm uma apetência tremenda para o mediatismo dos jornais. A pretexto da independência "deles", fazem o que querem e lhes apetece e julgam os outros precisamente pelo contrário do que fazem, vão mais longe – exigem sempre e sobretudo choram e muito.
Santana - estupidamente, vem criticar o Presidente da República, pelo facto de o mesmo ter publicado a lei dos casamentos entre homossexuais - mero expediente, para ter tema e prestar declarações à imprensa - que o adora, pois dedica-lhe horas de antena e páginas.
O "Pedrito" vai mais longe, indica que este facto faz com que não dê o seu apoio a Cavaco - se calhar está a "adiantar-se", para ser candidato...de alguma "direita".
Alegre, em entrevista na RTP 1, convida (não diz “ordena”, por mero acaso), o Presidente da Republica a dizer que será candidato a um segundo mandato - como se a agenda fosse dele e pior - insinuando, que o nosso primeiro dignitário, poderá fazer aproveitamentos eleitorais do cargo que ocupa.
Julgo que uma personalidade, como o Professor Cavaco Silva, está muito por cima destas personagens de opereta, que de actos reais, apenas têm "teatralidades inúteis".
São estes cidadãos e outros da mesma índole, que ao longo dos anos que levamos de democracia, muito têm contribuído para o seu descrédito (pese embora tanto a invocarem) e afastam as pessoas das situações mais difíceis e contribuem para a tomada de orientações sempre diferentes do que seria o ideal.
Escrevi noutro artigo:

há pouco rigor no que se diz,
todos somos especialistas de tudo...
e de nada...porque no fundo...
nada sabemos de nada.

Estes dois senhores são o paradigma desta expressão - procuremos encontrar neles, intervenções concretas e concisas, para além das meras generalidades…
Alegre, sempre com a conversa batida do "povo de esquerda" é pouco mais que um "bom poeta", como diz o seu camarada - Vitor Ramalho.
Santana é um “bom vivant”, que vai passando pela vida sempre na crista da onda.

Espero pois, muita frieza e muito realismo - nas Presidenciais, não desperdicemos o pouco que nos resta de gente boa, que Cavaco Silva seja reeleito e Alegre e Santana que se dediquem à caça e à pesca…