quarta-feira, 5 de junho de 2013

ANTÓNIO ROSA MENDES

            
                Hoje é um dia - para mim, de grande infelicidade, de sentimentos cruzados, de insatisfação - morreu António Rosa Mendes.
                 Eventualmente - fui uma das pessoas que assistiu - na Páscoa, à sua última palestra, na Casa da Marioneta, em VRSA.
                 Foi uma pessoa que não deixou ninguém indiferente, lembro-me dos seus tempos de "revolucionário", da áurea que trazia consigo, das pessoas que arrastava, da forma como comunicava com todos.
            Foi meu professor, no ensino secundário e não fazendo disso um lugar-comum, foi das personalidades que marcaram muitas coisas em mim: o estilo de vida, o gosto pela leitura, o interesse pelas causas sociais, o despertar para a causa pública.
             Acompanhei-o - com todo o gosto, quando foi candidato à Câmara Municipal de VRSA e em tudo o que isso representou na forma como se alteraram muitos paradigmas que condicionavam a política local - ainda hoje penso sobre o que teria sido VRSA, se ele tivesse chegado a Presidente da CM.
                Apreciei, com muito prazer o evoluir da sua carreira académica e sempre contactei muito com ele.
                Consumi - se é que se pode dizer assim, todas as suas intervenções públicas, era um deleite cultural, histórico, político, social - ouvi-lo.
                Recordo que divergimos sobre a fusão de concelhos do Baixo Guadiana, mas a forma como tratamos o assunto, sobretudo da parte dele - foi de uma elevação tremenda.
                 Confesso que sofri com o evoluir do seu estado de saúde e ontem ao saber da fatal notícia, aquela que menos toda a gente desejava, fiquei sem acção, sem vontade de fazer o que quer que seja.

                Até sempre – Professor, Amigo, Companheiro.


António Cabrita
VRSA,05.06.2013