sábado, 17 de dezembro de 2016

Apresentação dos livros – “45 poemas tontos y 8 latigazos” (Eladio Orta) e “Los poetas del Guadiana en los médios de comunicación” (José Luis Rúa), em VRSA.

             Na ultima 6ªfeira – 16 de dezembro de 2016, na biblioteca Vicente Campinas em VRSA, os amigos Eládio Orta – ayamontino e do Campo de Canela e José Luis Rua – alcoyano e ayamontino de adopção, deram a conhecer os seus últimos trabalhos.
               
Eládio, apresentou o livro de poemas:
            “ 45 poemas tontos y 8 latigazos”, o qual dentro da sua linha de escrita está muito de acordo com o que autor faz e o que faz é de grande qualidade, de profunda critica social e politica e revela sempre todo o humanismo que tem dentro de si.
           Para além da originalidade de ser um livro publicado em A6, completa um período de grande produção literário do autor. Trata-se de alguém que usa o humor com grande sentido estético e literário no que escreve:
                “ por un descuido imperdonable
                   debió de comprar la chaqueta
                   con un botón de menos
                   o un ojal de más “       
               E é sempre um gosto ouvi-lo recitar tudo o que escreve.

               Rua, por sua vez apresentou-nos um livro que recolhe praticamente tudo o que a imprensa escrita publicou nos últimos 4 anos sobre o colectivo dos Poetas do Guadiana.
                Um trabalho para a posteridade, de grande sentido organizativo e informativo por parte do autor, no qual demonstra todo o seu altruísmo, sentido do comum e da repartição, dando e revelando tudo o que ele e os seus pares (os poetas) fazem aqui nesta cantinho da foz do guadiana. E tal como diz o autor:
                “... la difusion que ha permitido el conocimiento y existencia del grupo de Poetas del Bajo Guadiana, conocidos como “Los Poetas del Guadiana”, se debe fundamentalmente a los medios de comunicación…”
                No final houve uma animada conversação entre os todos os participantes, o que serviu para podermos classificar que a “Assembleia Geral” dos Poetas do Guadiana decorreu de forma bastante aceitável e que o colectivo continua forte, vivo e com muitos projectos para o novo ano 2017, prova disso é tudo o que já está marcado para Janeiro.


                Até ao fim do ano falta a vinda do amigo Filipe Zapico – professor de literatura na Universidade da Extremadura - Badajoz, entre 29 e 30 de Dezembro, por Ayamonte, Cacela Velha e VRSA, para apresentar o seu ultimo livro, edição da “nossa” Editorial Crecida.

ac
mr, 17.12.16