sexta-feira, 10 de março de 2017

Para uma pulga saltitona e ressabiada

tu que lambecus
invocas e não só
vê lá a invocação
não tenha retorno
tu já não escreves
tu provocas
tu ofendes
tu difamas
tu mentes
falas com desconhecimento
ou então é má intenção
começo a pensar que és burro
és ressabiado
esqueceste o passado
os que hoje defendes
já os ofendeste na mesma medida
e com a mesma argumentação
já agora
vê se o que te prometeram
é verdade, lembra-te
do que te disse o chefe
anos atrás
sim, quando punhas o casaquinho
e a coisa não é para menos
não invoques depois amizades
não invoques que não confundes isto aquilo
e o outro...
digo-te mais uma vez a ti
que tanto falas no passado
é que há passados e passados
e o teu...
Ao que vens... ?

leio e releio escritos,
inflamados deste ressabiado.
reclamando de injustiças,
apontando incorreções.
para quem o conhece
e sabe o que ele quer
pergunto.
e tu o que já
fizeste e corrigiste?
o que fazes para evitar
as injustiças?
quem ajudaste tu
ao longo da tua vida?
dá-me um exemplo teu,
diz-me que nunca te aproveitaste de nada?
alguma vez te sacrificaste pelo próximo?
já prescindiste de algo para ajudares outros?
quem é o interesseiro afinal?
quem é o catavento?
quem é o que se vende?
quem é o verdadeiro lambe cus?
e por aqui me fico... estou asqueado
dás-me nojo.
Ao que vens agora...?

ac/mr - 10.03.17