sábado, 29 de dezembro de 2007

Mensagem de ano novo

Há quem se esconda. Há quem assuma. Quem se esconde, pode ter motivos. Quem assume não tem nada a esconder. É o caso do António. Não se escondeu nem no Pombalino nem na vida. Escolheu viver no Algarve, quando podia ter vivido em outras paragens. Escolheu viver no concelho onde nasceu, em vez de ir viver para outro concelho.

Neste momento de passagem de mais um ano quero aqui deixar expresso um voto para o novo ano: Que o Pombalino retome o seu formato original.
Que o António não se deixe invadir pelo lado confortável da vida. O lado em que estão muitos que o criticam. Passar ao lado da vida é o que a maioria faz. Não podemos, não devemos passar ao lado da vida. É nossa obrigação lutar.
Sempre vi o António do lado da vida. Do lado dos que lutam, dos que vão à luta. Não daqueles que escolhem o lado seguro da vida. Sempre o vi assim e quero continuar a acreditar que ele vai manter-se por lá.

De quando em vez, apetece-me citar a geração do Maio de 68: É proibido proibir.
A liberdade não tem preço. Por ela devemos lutar e por ela muitos morreram. Pode um blog ser um local de liberdade? Claro que sim. Sempre. Vejam a China, onde o número de blogs é crescente e o estado totalitário, que tudo tem feito para acabar com este espaço de liberdade, tem dificuldade em acabar com eles.
A critica é sempre legitima. A forma como ela é feita pode-lhe retirar legitimidade. Aquilo que sempre vi escrito no Pombalino não lhe retirava legitimidade. Antes pelo contrário.
As pessoas, algumas pessoas, sempre se acham acima de tudo e de todos. Amuam com as criticas, fazem birra sempre que são contestados, vêm fantasmas onde eles não existem e por fim, fazem o que não devem.

“Aprende a nadar companheiro,
Aprende a nadar companheiro
Que a maré se está a levantar” Sérgio Godinho

A maré está a crescer. Para alguns é necessário cavalgar a onda. Para outros, o melhor é esperar porque há mais marés que marinheiros. São estes que têm futuro.

Um abraço do F.Vale