quarta-feira, 28 de abril de 2010

O DIA DA LIBERDADE.


Photo by Vitor Martins


A minha intervenção nas comemorações do 25 de Abril no CCAA.

Bom dia;
As  minhas saudações, para:

 O Sr. Presidente da Assembleia Municipal;
 O Sr. Presidente da Câmara Municipal;
 Os Srs. Presidentes das Juntas de Freguesia;
 Os Srs. Vereadores e as Sras. Vereadoras;
 Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas Municipais;
 Outros Autarcas;
 Entidades Civis e Militares;
 Senhoras e Senhores Munícipes.

Sempre que o meu partido – o PSD, me solicita a sua representação, nesta cerimónia evocativa, faço-o com redobrada emoção e grande noção do dever.
A data que comemoramos, é uma ocasião única, para marcarmos a evolução do nosso destino democrático e, é a grande celebração da LIBERDADE.
É um momento para ganharmos força e esperança num futuro melhor, nunca perdendo de vista o nosso ideário democrático.
O tempo que vivemos não é fácil, nem se explica numa ocasião como esta, mas carece de algumas observações e interrogações:
 - A nível internacional, porque mais do que nunca, temos que definir e defender o nosso papel no seio da União Europeia e do Sistema Monetário Europeu – com todos os sacrifícios que isso comporta e não esquecendo que a alternativa, pode ser qualquer coisa de dramático e fatal para a nossa nação.
- A nível nacional, porque temos que mostrar, que para além do que nos dá o executivo, existem alternativas que são uma esperança e muitas saídas para o comum do cidadão, que podem melhorar – sensivelmente, a nossa vivência democrática e a nossa vida em geral.
Hoje, há alternativas ao governo que temos.
- A nível regional, renovo a esperança de vislumbrarmos o avanço e a concretização da regionalização – com a possibilidade dos algarvios decidirem os seus destinos e a sua organização territorial - sem a malha centralizadora de uma Lisboa, que tantas vezes nos asfixia e nos limita nas nossas aspirações.
- A nível local, saúdo o executivo municipal na pessoa do seu Presidente – Luís Gomes, matizando a sua acção extraordinária nos vários sectores onde intervêm:
Acção e Serviço Social – pela maneira como vai resolvendo e tratando os munícipes – pese embora a crise.
Saneamentos Básico – solucionam-se problemas actuais e antigos - não com meros paliativos mas sim de uma forma definitiva.
Desporto e Cultura – Organizações como o Mundialito, o Torneio do Guadiana, o Festival do Teatro e o apoio a todas as associações e clubes desportivos, recreativos e culturais - são prova concreta da acção desenvolvida. A população é fortemente envolvida nestes projectos.
Infra-estruturas – área para a qual basta sair para o terreno e verificar o que tínhamos e o que temos.
Apoio a Jovens Quadros – aspecto importante e fundamental para dar uma resposta aos anseios dos mais novos, sendo que muitos começam a encontrar alternativas locais para organizar as suas vidas.
Investimentos – vão sendo criadas condições que permitem atrair investidores e obter consequente criação de postos de trabalho e de riqueza.
Freguesias – há desenvolvimento e o tratamento é igual para todos os lugares do nosso concelho. Não há freguesias de categoria diferente - todas são iguais.
Animação – VRSA passou de uma terra que era triste, para a alegria de terra que hoje temos.
E temos tudo isto - com a crise que vivemos…
Mas e como que seria a nossa terra, noutro cenário mais favorável…?
Deixo a interrogação, mas tenho a profunda convicção de que seria bem melhor.
O dia é de celebração, de evocação e de saudação, para todos os que tornaram possível a democracia em Portugal e devemos mostrar-lhes todo o nosso apreço e admiração.
Devo no entanto - dizer, que o dia 25 de Abril é dos portugueses e dos democratas e não… de um só lado.
Atrevo-me a terminar em pretenso verso:

A liberdade é uma dama
Dama que merece a minha admiração
Admiração e respeito
Respeito que tenho pelo meu país
País que admiro e venero

25 De Abril Sempre
Sempre com respeito
Respeito pela diferença
Diferença que nos dá a democracia

Viva O 25 de Abril
Viva Portugal
Viva VRSA

Muito obrigado.