domingo, 26 de abril de 2009

Comemorações em VRSA do 25 de Abril de 2009, o meu contributo.


in site CMVRSA

O meu contributo - em representação do PSD, na sessão solene no Centro Cultural Antº Aleixo, foi o seguinte:

Sr. Presidente da AM;
Sr. Presidente da CM;
Sra. Deputada Nacional;
Srs. Vereadores;
Srs. Presidentes de Junta;
Colegas da AM;
Outros autarcas presentes:
Entidades Religiosas,Civis e Militares;
Meus senhores e minhas senhoras;

É com um gosto redobrado, que hoje me encontro nesta tribuna para comemorar Abril:
- Primeiro, porque eu nunca tive, nem tenho, qualquer constrangimento sobre o movimento dos capitães e sobre o legado que nos deram, com o advento da democracia;
- Segundo, porque à data – 1974, era eu um adolescente de treze anos, que viveu vibrantemente o acontecimento e que provavelmente, se o mesmo não tivesse ocorrido – num prazo de 5 anos, estaria a combater numa guerra, sobre a qual - ainda hoje, está para se avaliar o porque e a razão de ter ocorrido;
- Terceiro, porque o espírito de Abril não deve ser de uns quantos, mas de todos os que amam a liberdade e a democracia;

Tenho o privilégio, tal como a maioria dos presentes, de ser residente e natural deste concelho, porque aqui:

- Cumpre-se Abril - existem ganhos concretos da cidadania;
- Os necessitados e os desprotegidos têm alternativas;
- Os jovens têm perspectivas de futuro;
- Os seniores vivem e desfrutam de qualidade de vida;
- Procuram-se vias para o desenvolvimento;
- Combatemos a crise com acções concretas;
- Negamos a tristeza;

O meu partido – PSD, que sofreu injustamente incompreensões em tempos idos, prova hoje que é capaz de elevar bem alto os desideratos que advêm do 25 de Abril de 1974.
Estamos presentes em todos os órgãos autárquicos do concelho e assim queremos continuar no futuro.
Promovemos o diálogo e a convivência democrática na nossa terra – somos pelo direito de discordar e pelo respeito das diferenças, porque é no saber aproximar das mesmas, que se pode chegar a patamares fundamentais para o nosso desenvolvimento integrado.
Queremos um concelho unido, onde cada freguesia tenha as suas realidades e vivências e que lutem todas juntas, em prol de um objectivo comum - fazer de Vila Real de Santo António um território onde se vive bem, com qualidade e em democracia, que respire o verdadeiro espírito de Abril.

Temos ainda um grande desejo - a continuidade do nosso Presidente da Câmara Municipal – Engenheiro Luís Gomes, facto que é crucial para o nosso futuro como munícipes, como concelho e para que se continue a afirmar bem alto VRSA.
Trata-se de alguém que é importantíssimo, não em particular para o PSD, mas sim para todos e não posso hesitar em dizer que se trata de o melhor Presidente – desde sempre, da CM VRSA.
A sua marca pessoal é bem visível, nas ruas e avenidas, nas realizações em equipamentos e eventos, na relevância que deu ao concelho, na forma como projecta o futuro desta terra, na maneira envolvente que tem para desenvolver trabalho em equipa com todos os seus colaboradores e sobretudo é contagiante no contacto com as populações, que bem o estimam e acolhem.
Termino desejando um bom dia a todos os concidadãos - deste meu querido e lindo concelho, com votos renovados e bem democráticos.
. Viva Vila Real de Santo António
. Viva o 25 de Abril
. Viva Portugal


António Cabrita