quinta-feira, 23 de abril de 2009

oleões...


in observatório do algarve, edição on line de 23/4/2009.

VRSA instala oleões

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António montou cinco oleões no concelho. Objectivo é aproveitar óleos alimentares usados pelas famílias.




As freguesias de Monte Gordo e Vila Nova de Cacela têm agora um oleão cada uma, junto aos Mercados Municipais. Em Vila Real de Santo António, por seu turno, foram colocados dois oleões (um situado perto do Mercado Municipal e outro na Av. Ministro Duarte Pacheco), dado o maior número de habitantes desta freguesia.

"Caso se verifique uma boa adesão da população a este serviço, o alargamento da rede de pontos de recolha de óleos alimentares usados é uma possibilidade", afirma a autarquia, em comunicado.

Através dos oleões torna-se possível reciclar e valorizar os óleos, num processo que se inicia com a colocação, por parte da população, daqueles resíduos (devidamente guardados em garrafas de plástico, de preferência com tampa de rosca, para evitar derrames) nos oleões, de onde são posteriormente recolhidos e encaminhados para centrais de produção de Biodiesel.

"Evitam-se, assim, problemas como os entupimentos das condutas de esgoto das habitações e de toda a rede de esgotos do concelho, evitando-se também que mais resíduos sejam depositados em Aterro Sanitário", recorda a autarquia.

A Câmara de Vila Real de Santo António 'entrou' no projecto com actividades de sensibilização ambiental nas escolas sobre a temática da reciclagem deste tipo de resíduos, realçando a importância da separação e correcto encaminhamento dos óleos alimentares usados.

Este ano, existe um concurso escolar que premiará a turma e o aluno que recolherem maior quantidade de óleo, ao longo do ano lectivo.


A CM VRSA, sempre à frente, assim é que é.

Tratar bem o ambiente não faz mal a ninguêm, assim é que é.

Boa noite.